O Active Analytics é uma abordagem relativamente nova. Também citada como Actionable Analytics, propõe uma combinação entre análise de dados com recomendações de ações.

O grande ponto proposto pelo Active Analytics são ações a serem tomadas. Em um universo de imensidão de dados, é preciso não somente analisar os dados, mas também identificar ações a serem executadas a partir desses dados analisados. Neste sentido, ferramentas de Active Analytics sugerem de uma forma dinâmica, quais ações devem ser executadas pelas empresas. Tudo isso a partir dos dados que as empresas já têm internamente.

O Atendrium é um Sistema de Gestão Comercial baseado no conceito de Active Analytics. O software realiza a análise de dados e, também, recomenda quais ações devem ser tomadas.

A seguir, será descrito um exemplo de análise de dados do Atendrium, tornando mais claro como as técnicas de Active Analytics funcionam.

EXEMPLO: empresa de varejo de moda feminina

Cliente: loja de moda feminina.

Problemas para resolver: desorganização do setor comercial; não sabem quais ações do setor comercial devem priorizar; não analisam histórico de vendas; não conseguem manter o engajamento dos clientes.

Solução: O Atendrium sugere ações para serem realizadas pela equipe comercial.

Procedimento: 

– A loja insere os dados dos clientes e histórico de vendas no Atendrium;

– O Atendrium agrupa clientes, demonstrando quais são os clientes fiéis, quais que compram regularmente, quais deixaram de comprar e quais merecem uma atenção especial;

– Então, o Atendrium envia para o gestor da empresa e para a equipe comercial recomendações de ações a serem tomadas com   cada cliente, através de cartões de alerta.

– Ainda é possível identificar que produtos poderiam ser oferecidos para cada cliente no momento de um contato (algo semelhante ao que ocorre na área de produtos recomendados, em lojas virtuais).

O exemplo acima demonstra apenas parte das funcionalidades de uma plataforma de Active Analytics. O Atendrium, como uma plataforma de Active Analytics, permite muito mais. É um passo além do CRM.

O Atendrium é uma ferramenta que pode contribuir para evolução do setor comercial das empresas. O software atua de forma estratégica, economiza tempo de análise e foca em ações mais propensas a gerar resultados. 

Quais segmentos podem se beneficiar com o Active Analytics?

Embora as técnicas de Active Analytics possam ser utilizadas em qualquer segmento de negócio, algumas áreas começaram a apresentar sucesso, o varejo é uma delas. Varejistas normalmente lidam com um grande volume de dados. E realizar a análise desses dados exige bastante esforço e experiência.

Sendo assim, sistemas de Active Analytics são altamente indicados para empresas do varejo, pois permitem otimizar os processos dessas organizações. Acompanhe alguns segmentos que podem se beneficiar da metodologia Active Analytics:

– lojas de moda
– distribuidoras
– joalherias
– pet shops
– óticas

Deseja acompanhar na prática o funcionamento de um sistema de Active Analytics?
Agende uma demonstração gratuita do Atendrium.

Entre em contato agora e comece a acelerar o setor comercial de sua empresa.